quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Você Sabe Impedir o Desenvolvimento do Vitiligo?

Alguns fatores podem desencadear o aparecimento das manchas brancas na pele



Assim como outras doenças dermatológicas, como eczema e psoríase, o vitiligo pode provocar sérios problemas emocionais. "Por mais que essa doença não altere funções do organismo e não leve à morte, ela mexe com a aparência e a autoestima do paciente", conta o dermatologista Agnaldo Augusto Mirandez, diretor da Clínica de Estética e Dermatológica Perfetta. As manchas brancas na pele - características do vitiligo - podem ficar ainda piores quando a pessoa diagnosticada não tem conhecimento de hábitos que, se feitos com o acompanhamento de um profissional, podem retardar esses sintomas. Mesmo que seja uma doença crônica e sem cura, é possível de ser controlada.


01. O vitiligo aparece: Em qualquer parte do corpo.
De acordo com o dermatologista Agnaldo Augusto Mirandez, diretor da Clínica de Estética e Dermatológica Perfetta, por mais que as manchas de vitiligo apareçam mais em áreas como cotovelos, joelhos, em volta dos olhos e da boca, elas podem se manifestar em qualquer parte do corpo. Na maioria das vezes, elas aparecem de maneira simétrica.

02. As áreas onde as manchas aparecem: Estão mais propensas a câncer de pele.
"As áreas afetadas pelo vitiligo não apresentam melanócitos, que são células produtoras de melanina, uma substância que, além de dar pigmentação à pele, protege o núcleo das células dos efeitos radioativos dos raios solares", diz a dermatologista Samantha Kelmann, do Hospital 9 de julho. Por isso, a pele afetada pelo vitiligo está mais propensa à luz solar e precisa de mais atenção na hora da proteção.

03. Queimaduras graves de sol podem desencadear vitiligo? Sim.
Mesmo que as causas do vitiligo ainda sejam desconhecidas, há relação com o aparecimento de manchas na pele com queimaduras de sol e traumas, como machucados, cortes e arranhões.

04. O vitiligo é contagioso? Não.
De acordo com a dermatologista Samantha Kelmann, por se tratar de uma doença autoimune, o vitiligo não é contagioso. ?Ainda há muita dúvida e preconceito envolvendo o vitiligo, mas uma pessoa que convive com alguém que tem a doença não possui risco de desenvolver o mesmo problema?, diz a especialista.

05. O estresse contribui para que as manchas se desenvolvam? Sim.
"Estresse, preocupação e ansiedade contribuem para que as manchas de vitiligo se desenvolvam. Dessa forma, o alívio das tensões contribui para que o tratamento conte com melhores resultados", comenta o dermatologista Agnald Mirandez.

06. O vitiligo está associado a outras doenças? Sim. Diabetes e problemas na tireoide podem desencadear o vitiligo.
Muitos pacientes que são diagnosticados com vitiligo sofrem com problemas na tireoide, como hipotireoidismo e hipertireoidismo, ou diabetes. "Pessoas com essas doenças devem ficar mais atentas a sinais de vitiligo e conversar com um dermatologista. Isso facilita o tratamento", diz Samantha Kelmann.

07. Existem tratamentos para vitiligo? Sim, o tratamento é longo, mas a doença é tratável.
O vitiligo não tem cura, mas há tratamentos que diminuem e controlam a doença. "Em muitos casos, com tratamento, o paciente consegue 100% de recuperação", diz a dermatologista Samantha Kelmann. De acordo com a especialista, o tratamento têm como objetivo estimular a criação de mais células melanócitos que fazem voltar a pigmentação da pele. Há vários tipos, como pomadas com corticoides, lazer e luzes especiais que estimulam a pele a produzir mais melanina. Há casos em que a intervenção cirúrgica pode ser indicada. "É feito um enxerto de pele com melanócitos saudáveis nas áreas atingidas pelo vitiligo", diz a dermatologista. "Mas, como todo tratamento, não há garantia de que as manchas irão desaparecer. Os resultados vão depender da reação do organismo e da disciplina do paciente."

08. A alimentação pode ajudar no tratamento? Alimentos com betacaroteno ajudam na pigmentação da pele.
Não existem estudos suficientes para comprovar que a alimentação seja um fator de risco ou de proteção contra o vitiligo. Mas, segundo a dermatologista Samantha Kelmann, uma alimentação rica em betacaroteno - um tipo de antioxidante que auxilia a formação de melanina - pode ajudar no tratamento da doença. Ele pode ser encontrado em alimentos laranja e amarelos, como cenoura, mamão, manga, abóbora e batata doce.

09. O vitiligo pode surgir em qual idade? Em todas, mas é mais comum antes dos 20 anos.
"O vitiligo pode se manifestar em pessoas de todas as idades. No entanto, ele surge com mais frequência em pessoas com menos de 20 anos de idade", diz dermatologista Agnald Mirandez.

10. O vitiligo tem fatores genéticos: Sim. Histórico familiar é um fator de risco.
Mesmo que as causas do vitiligo sejam desconhecidas, o histórico familiar da doença é um fator de risco que deve ser considerado pelo dermatologista. "Hoje, podemos dizer que quem tem um parente próximo com vitiligo possui 30% a mais de chances de desenvolver a doença do que pessoas que não apresentam histórico familiar", conta a dermatologista Samantha Kelmann.




Beijos pessoal e espero terem gostado!
Até o próximo post.



2 comentários:

  1. Olá moça que doença ruin :( adorei vc falar sobre isso pra ficamos atentas :) ja estou seguindo vc te espero pra uma visitar e se gostar segue um super beijo.

    http://batoneblunsh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom que gostou, é sempre bom ficar-mos atentas..

      Beijos.

      Excluir